Banner Home Site

Queijos e História

Um dos alimentos mais antigos do mundo, o queijo é bastante apreciado e consumido em todos os cantos do planeta. Sua fabricação remonta de 10.000 a.C. e sua descoberta é atribuída a um viajante árabe que atravessava o deserto carregando leite no cantil e, ao parar para tomá-lo, percebeu que o líquido havia se separado em uma parte mais aquosa e pálida e outra mais sólida e branca.

O alimento sofreu coagulação no tempo em que esteve armazenado ali e dava início ao conhecimento de uma das mais deliciosas artes culinárias, a de fazer variados e aromáticos queijos.
A técnica de fabricação foi aperfeiçoada em Roma, elevando a iguaria como nobre e sendo conhecida em todo o Império Romano.
Anos depois, a receita foi adaptando-se ao paladar e aos costumes de diversas culturas, ganhando novas fórmulas e maneiras de consumo.

No Brasil, os queijos chegaram por meio dos colonizadores portugueses e a produção era feita com leite bovino, de maneira artesanal.
Em Minas, o alimento só chegou na segunda metade do século XVIII, com os exploradores de ouro, onde foi criada a receita do famoso Queijo Minas, que mais tarde seria reconhecido como um dos melhores do País.
Mais de 400 tipos de queijos já foram catalogados ao longo da história e seus encantos continuam cada vez mais presentes no cotidiano dos apreciadores dessa iguaria.